Localização

História da Localidade
"É tempo de falarmos das origens desta bonita e maravilhosa aldeia que chamam "Varanda da cidade".

Importância histórica:
Esta aldeia ficou célebre pelo tratado de Babe, realizado em 26 de Março de 1387, entre D. João I e Duque de Lencastre, existindo, à entrada da aldeia, um monumento comemorativo desse facto histórico. Por este mesmo local e a Sul (o castro da Sapeira) passava a estrada romana que de Braga se dirigia para Astorga.


Parque Natural de Montesinho

Toponímia:
Babe, Babi nas inquirições, tiradas pelo ano de 1258, quer dizer em árabe "portinha", mas porta, também pode derivar de Babon. Por sua vez Babius foi nome de poeta romano donde também podia provir Babe. O Toponímio Babão é frequente, enquanto Babilon é apelido de uma família portuguesa do Séc. XIII. Deste modo não é fácil dizer qual a origem do nome, embora não custe acreditar na origem romana do seu toponímico."

Comércio:
À semelhança da maioria das aldeias de Bragança, Babe foi terra de minérios, tais como pirites de ferro, referindo-se a existência de uma mina de chumbo e uma mina de manganês, situada entre o termo de Babe e Caravela, criada por decreto de 8 de Abril de 1880, Diário do Governo de 6 de Outubro de 1876. Babe, comercial e industrialmente, foi conhecida por toda a região de Trás-os-montes, entre outros, pela fama das suas facas de bolso e cozinha feitas por ferreiros com altos conhecimentos, segundo afirma o Abade de Baçal nas suas obras.

Monumentos:
No Séc XIII ainda eram visíveis os restos da antiga igreja matriz de S. Pedro localizada perto de Castragoza a Sul. Hoje existe a nova igreja matriz de S. Pedro, bem como a Capela de S. Sebastião e de S. José.
Mapa de Localização

Clique aqui para ver Babe no Google Earth »

download Google Earth »

Babe, Bragança, Portugal
Babe, situada a 800 metros de altitude, localiza-se 14Km de Bragança, a 6Km de Gimonde e a 12Km do aeroporto, seguindo pela estrada EN 218 até Gimonde e depois pela EN 308.

Pode visitar-se lá o pequeno museu etnográfico, a igreja com campanário, o monumento ao Tratado de Babe, antigas fontes, etc.

Actividades
Passeios de bicicleta;
Passeios a pé;
Contacto com a vida rural;
Convívio com tradições populares;
Compra de produtos regionais;
Gastronomía típica;

Pontos de interesse na vizinhança:
Ponte romana em Gimonde
Rio do Onor
Aldeia de Varge
Serra de Montesinho
Lago de Sanábria
Castro Romano em Babe
Igreja Matriz de S. Pedro
Capela de S.Sebastião
Capela de S. Jorge
Aldeias típicas:
    Gimonde, Guadramil, Rio de Onor, Varge, Montesinho.

Onde comer:
Café Marrão a 500m
Restaurante A Lombada a 1500m
Restaurante Dom Roberto a 6Km
Restaurante Abel a 6Km
 
Livro de reclamações